terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tapando o sol com a peneira

Eu sou gorda e me assumo como tal, além de usar roupas decotadas sem receios


Ainda lendo um livro de crônicas de Martha Medeiros, uma me chamou atenção (mais atenção na verdade). A autora falava sobre ‘ela’, que nem ousava citar para evitar ‘aparições inesperadas’ em seu corpo. Mas já que eu não tenho medo-receio, ou escrúpulos (entenda como quiser) escrevo aqui sobre o que ela queria dizer: BARRIGA, BARRIGUINHA, PNEUS, PANÇA. E tudo em caixa alta pra entender que eu deveria, mas não tenho problemas com ela. Ou tenho e não sei?

Fui uma criança gorda, uma adolescente muito magra, depois gostosa (aos atuais moldes brasileiros) e agora uma jovem (adulta é muito pesado pra mim) gorda de novo. Obesa por assim dizer. Algumas coisas me incomodam, mas não tanto ao ponto d’eu parar de beber Coca Cola e comer batatas fritas de novo e ficar mais uma vez gostosa de biquininho no Porto da Barra exibindo a minha malemolência.

Deveria, pois sei que gordura não é saúde etc, etc e etc. Mas o que venho falar aqui é sobre o novo termo que é usado para referenciar mulheres GORDAS. Acredito que os homens são mais tranquilos com isso. Na atual novela das ‘sete’ da Rede Globo o autor trabalha com um núcleo de pessoas FARTAS (esse é o termo para evitar o GORDO) e todas elas são muito bem resolvidas, inclusive uma das atrizes é modelo plus size, ou seja, modelo de roupas para GORDOS.

Ai eu dou uma parada nos pensamentos e pergunto: se o nosso arquétipo de perfeição é aquela mulher peituda, bunduda, SEM CELULITE, e sem barriga, por que resolveram de uns tempos pra cá admitir modelos FARTAS (plus size pra mim é tapar o sol com a peneira)? Será que o mercado largou de mão os gulosos e resolveu lucrar também com roupitchas largas ou caiu na real que existem gordos felizes e saudáveis?  

Mas concluindo sem saber os reais motivos do mercado têxtil, achei interessante o FARTO no lugar do gordo. Parece que se chamar do que é na verdade vai soar preconceituoso, e não verdadeiro.  Nenhum o magro gosta de ser chamado de seco, na melhor das hipóteses magrinho.  O alto opta por 'jogador de vôlei', ou acolhedor ao ‘vara pau’. O branco prefere qualquer adjetivo exceto o transparente ou Parmalat. E o negro acha ‘massa’ ser chamado de negão, mas preto, já que virá em tom pejorativo, não.

Na verdade todo bom ser humano tenta encontrar subterfúgios para seus supostos defeitos, afinal é muito mais fácil ser farta ou plus size a GORDA, não é?!

29/02/2012

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...