segunda-feira, 29 de julho de 2013

Salvador, eu te amo



Do alto do prédio eu vi os dois abraçados. Da porta do hospital reparei um casal sentado. Da janela de casa ouvi risos dobrados. Na barraca da praia presenciei BEIJOS apaixonados.

E o que seria de nós se não fosse o amor e um lindo pôr do sol para ABRILHANTAR essa delícia? Sem que ninguém me peça eu defendo as belezas da minha cidade com unhas e dentes, e digo que ela é linda de ver. Os vários sóis que se põem juntos na mesma tarde de outono são gloriosos. Os faróis que fazem sombra nesse mesmo momento brindam a cada novo ENTARDECER os aplausos que os recebem. Os gramados que acolhem corpos, pinicam uma cócega gostosa e sadia. E a minha capital me presenteia com os melhores brilhos de MAR.

De cada ponta distinta a gente percebe os olhos apaixonados se fundindo com o alaranjado do SOL deitando. É como numa galeria, a admiração em silêncio de cada obra que nos toca sem nos conhecer. De cada artista que pinta sem nos perceber. De cada MÚSICA que soa ao amanhecer.

A natureza daqui é linda, e não a toa é aplaudida quase toda tarde por malucos incontroláveis. As gaivotas que dão aquele toque no CONTRA LUZ, voam sem pretensão. Os atletas que abraçam as águas mornas seguem seu rumo no silêncio límpido. E os acordes dos violões são cada vez mais novos e inovadores. São REVELADORES de encantos que só ali têm.

Uma vez disse que nada é mais belo e acolhedor que o sol do Porto da Barra quando BEIJA o mar, e é aplaudido pelo seu eterno romance renascentista. Hoje, digo que de fato não há nada mais delicioso que ver casais se amando, sem mesmo se tocar, apreciando a beleza que os une naquele MOMENTO. A brisa do Humaitá, o sol que doura a sereia, o cheiro do MAM, os cristais da ladeira da Barra, a tranquilidade de São Tomé, as BÊNÇÃOS do Santo Antônio, que vai muito além do Carmo...

A minha cidade é linda demais. E os amores que dela nascem são sempre abençoados por mares SUTIS e sóis arrebatadores. São agraciados pelas CORES fortes que essa natureza nos representa. São laranjas-azulados que sem combinar fazem a aquarela perfeita em cada fim de tarde. São CRIANÇAS pintando, descobrindo cores e combinações que só o amor tem. Que só Salvador tem.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Espasmos de melancolia

                                                                Um dos muitos finais de tarde vividos no MAM-Ba


Eu acho que hoje era um daqueles dias que eu queria você por perto. Aqui, junto de mim, calado, do meu lado, com a mão apoiada no meu colo e a respiração no mesmo compasso da minha. Isso só porque eu preciso de carinho e atenção. De uns minutos de tranquilidade e sossego pra minha alma. Mas justo hoje que eu preciso desse ABRAÇO, eu não o tenho.

Outro dia li que a vida é feita de momentos. Isso eu já sabia, ou pelo menos tinha deduzido, mas a questão eram os momentos de tristeza e ou felicidade. Eu sei que ninguém é feliz o tempo inteiro, que sorri o tempo inteiro, ou que é demasiadamente triste ao ponto de viver entre LÁGRIMAS. Mas são esses momentos que fazem a gente querer viver e melhorar a cada dia. São as situações de desconforto que nos fazem crescer e as de êxtase que nos impulsionam para dias melhores e ENSOLARADOS.

Ouvir um não nunca é ACONCHEGANTE, principalmente quando você se esforça e deposita todas as expectativas de vida naquela situação ou pessoa. Mas é a partir dessa negativa que as perguntas vêm à tona e você é obrigado a se responder. É nesse momento que você pergunta a DEUS se tudo está conforme o desejado, ou se existe algo de muito errado nessa história que ainda não foi diagnosticado.

Entretanto, a FELICIDADE está nas pequenas coisas, e não necessariamente em todos os sim’s. A alegria pode ser vista ao perceber que uma criança esta sendo alfabetizada, que muitas pessoas não passaram FRIO numa das noites mais complicadas da capital populacional do país, ou também na certeza que sua banda favorita vai lançar um livro no ano vigente.

As situações são tão diversas e tão opostas que nem uma caminhada solitária na ORLA BUCÓLICA da cidade responderia as questões. Tampouco um passeio de mãos dadas e depois um suco dividido entre canudos num mesmo copo, resolveriam as DÚVIDAS. De fato nós, seres humanos, vivemos de momentos, e felizmente todos eles passam. Inclusive os melhores e mais contentes, que servem justamente para nos impulsionar a correr atrás da tão sonhada ‘PERFEIÇÃO’.

domingo, 14 de julho de 2013

A menina do carro azul



Hoje de tarde enquanto eu estava a caminho de um almoço familiar, parei numa sinaleira e sem querer observei a motorista que parou o carro ao lado do meu. Uma menina bonita, cabelos negros e curtos, pele levemente acobreada, mãos firmes no volante e lágrimas caindo dos OLHOS. Estes estavam cobertos por óculos escuros, talvez a fim de disfarçar o inchaço das pálpebras, ou apenas para proteger da claridade. Mas naqueles segundos que ficamos paradas lado a lado, sem mesmo nos conhecer, me deu vontade de oferecer-lhe um abraço. APENAS UM ABRAÇO.

Fiquei pensando no que poderia ter causado aquelas lágrimas, que não pareciam de felicidade ou emoção. Poderia ter sido uma BRIGA boba com a irmã, ou mesmo descoberto o motivo da separação dos PAIS. Talvez ela não tenha passado no vestibular, ou tenha perdido o emprego. Mas ela poderia ter terminado com o namorado ou apenas estar com saudades de uma AMIGA. Poderia ter sido tudo isso. Ou somente se emocionado com a CANÇÃO anterior.

O fato, é que naquele um minuto e meio meu CORAÇÃO se apertou e chorou junto com ela. Ele foi solidário a um ROSTO DESCONHECIDO e uma voz inaudível. Ele apenas se compadeceu das lágrimas caídas de um rosto lindo que jamais vira novamente. Ele chorou aparentemente sem motivos.

A menina, que devia ter seus vinte e poucos anos, seguiu ouvindo a música ritmada que ecoava dos autos falantes do seu carro azul anil. A menina, que podia ser minha filha, seguiu em frente derramando lágrimas que eu NÃO PUDE EVITAR. A você minha flor, que hoje parou na sinaleira da avenida mais movimentada da cidade, minha maior vontade de SORRIR para te ver sorrir. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...